top of page

EQUIPAMENTOS BÁSICOS

Nos últimos tempos o mundo dos GAMES passaram por diversas transformações, e para os amantes dos jogos de ação e tiro, apaixonados pela adrenalina, o sofá e a manete já não faziam mais efeito. 

 

Hoje o AIRSOFT proporciona uma perspectiva real entre os jogadores. Uma simulação de combate onde os jogadores utilizam variados cenários para jogarem, assim como variadas armas e equipamentos. Criam suas equipes e duelam com muita técnica e estratégia para não tomarem tiros de bolinhas conhecidas como BB's. Que nem machucam !

 

O esporte vem crescendo cada vez mais e no post de hoje, esclarecerei algumas dúvidas a respeito dos principais equipamentos para a prática do AIRSOFT. Segue o limpo !

 

O que preciso para começar a jogar ?

 

Você encontra tudo que precisa em lojas de AIRSOFT físicas ou virtuais ou em contato comigo nas redes socias.
A imensidão de equipamentos proporciona uma realidade absurda, e uma noção de alto custo também, porém, não precisa se preocupar com gastos, para iniciar no esporte é necessário apenas alguns itens para sua própria segurança, esses :

 

- Óculos de Proteção (EPI)

- Máscara 

- ARMA (Só pode ser adquirida por maiores de 18 anos)

- Coturno 

 

Somente 4 itens para abrir seus sentimentos e se apaixonar pelo esporte. Quero deixar claro que sua visão é muito preciosa, então não confie em óculos que não iram aguentar o trampo.

Depois de montar o seu loadout com os principais itens de segurança, é só ficar ligado na Página Inicial do site C.O.D.A
Lá é anunciada as informações de DATA, HORA e o LOCAL dos próximos jogos a serem realizados.

Compre com SEGURANÇA 


Em contato comigo no FACEBOOK, é possível combinar um pacote com o equipamento necessário para entrar na equipe e começar os jogos. Cada tipo de jogador escolhe uma arma semelhante a sua função e claro do seu gosto. 

ARMA com MUNIÇÃO, ÓCULOS e MÁSCARA, tudo em um pacote só por um bom preço ? Fale com o Bispo no FB
 

Levarei os produtos pessoalmente e informarei suas especificações e dicas de manutenção, para que tenha um produto com uma durabilidade maior e ainda ganhe diversos acessórios de brinde.

Meu canal

Meu canal

Recuperar a bandeira: Este jogo é similar ao "capturar a bandeira", mas envolve dois ou mais times e apenas uma bandeira. a bandeira é alocada no meio do campo, com duas a quatro bases próximas do local. cada time inicia o jogo a partir da própria base. O objetivo para cada time é recuperar a bandeira e levá-la para sua própria base. Se o portador da bandeira for atingido, qualquer um pode pegar a bandeira onde quer que ela tenha sido deixada.

O último homem: Todos contra todos. Geralmente feito com um tempo determinado e em área limitada. Ganha o jogo quem ficar vivo.

Mata-mata em equipe: Dois times que lutam um contra o outro até que um time seja eliminado ou até que o tempo determinado acabe.

Rei da colina: Três times, um time é formado com cerca de 1/3 dos jogadores e faz um forte ou barricada em uma "colina". Os outros dois times com maior número de jogadores (atacante) atacarão a colina. No topo da colina há uma bandeira. O time que chegar na bandeira antes que o tempo acabe vence. 

Médico: Há dois times e cada um tem um médico. O médico é o único no time que pode reviver um jogador caído. cada time tenta eliminar o médico do time adversário. Cada time tem um montante limitado de munição. O jogo é vencido quando: o médico de determinado time é eliminado ou se o time todo for eliminado. 

VIPs: Há um pequeno grupo de dois a quatro jogadores que jogam como o time de Operações Especiais. Um time inimigo muito maior, tenta escoltar algumas pessoas VIPs para um local específico em um certo período de tempo. O jogo é vencido quando ou o time de Operações Especiais elimina dos VIPs, antes que cheguem ao seu destino, ou o time maior alcança o local de destino com os VIPs.

SWAT: Uma força de tarefa bem armada composta de um quarto dos jogadores infiltra uma base inimiga. Sua missão: eliminar cada jogador na base. Salientando que o time com mais pessoas não está tão bem armado quando a equipe da SWAT.

Caçador de recompensa: O jogo começa com um sistema "livre para todos". Todos contra todos. Quando um jogador elimina outro, o atirador deve ir até o jogador eliminado e tocar seu ombro. O jogador eliminado está de volta ao jogo, mas, agora, ele luta pela pessoa que o marcou. O último time em pé vence.

Zumbis: O jogo começa com um mata mata entre times. Mas o inferno inteiro está a ponto de explodir. Uma vez que um jogador é eliminado, ele vai para um lugar chamado de Zona de Ressurreição. Ao chegar àquela zona, o jogador passa a ser um zumbi. Os zumbis não possuem armas e devem usar uma mascara facial completa. Uma vez que um zumbi é morto, o zumbi deve retornar à Zona de Ressurreição e continuar a ser um zumbi. O jogo é vencido quando o tempo acabar ou todos virarem zumbis.

 Somente pistolas: Qualquer ideia ou cenário onde somente pistolas são permitidas.

Vale da morte: Um time, formado por cerca de 1/5 do total de jogadores, deve viajar através de uma zona que é guardada pelos jogadores remanescentes. Ao menor grupo é permitido somente rifles de sniper, pistolas e shotguns. Aos demais jogadores é permitido usar qualquer arma que eles escolherem. Qualquer jogador que passar pelo território guardado pelo outro time é considerado vencedor. O tempo limite recomendado é entre 30 minutos e muitas horas.

Liberte o Refém: Um pequeno grupo de jogadores são escolhidos como SEALs. Os demais jogadores devem ser divididos, para guardar e defender o Refém.

Os SEALs começam seus objetivos e os Comandos devem tomar o lugar por fota da zona do jogo que servirá como seu ponto de inserção e a extração na base SEALs. os Comandos devem atacar os guardas e recuperar o Refém, levando-o de volta ao ponto de extração. Os guardas podem fazer barricadas e mandar patrulhas, mas os objetivos nunca devem ser deixados sem a devida guarda. 

Legislação

O airsoft é um esporte regulamentado no Brasil através das seguintes leis e portarias:

  • PORTARIA 002-COLOG, DE 26 DE FEVEREIRO DE 2010
     

  • DECRETO Nº 3.665, DE 20 DE NOVEMBRO DE 2000, conhecido como R-105, e seu Anexo I, que fornece a relação dos produtos controlados

    Agora vamos entender um pouco melhor. Pela portaria 002-Colog, airsoft se enquadra na definição de ARMA DE PRESSÃO (art.2) e NÃO É SIMULACRO:

Ou seja,

  • Parece arma mas não atira = simulacro
     

  • Parece arma e atira (airsoft) = ARMA de pressão
     

O Anexo I do R-105 fornece a relação dos produtos controlados e sua respectiva categoria de controle (que vai de 1 a 5). Analisando o anexo, vemos que há dois tipos de armas de pressão, a saber:
 

  • arma de pressão por ação de mola – categoria de controle 3
     

  • arma de pressão por ação de gás comprimido – categoria de controle 1
     

Além disso, temos também a definição dos produtos retritos e de uso permitido (artigos 16 e 17 do R-105)

Pelo artigo 10 do R-105 temos a relação do que cada categoria de controle está sujeita.

  • Categoria 1: controle em todas as atividades (Fabricação, Utilização, Importação, Exportação, Desembaraço Alfandegário, Tráfego e Comércio)
     

  • Categoria 3: Controle apenas na Importação, Fabricação, Exportação e desembaraço alfandegário. O COMERCIO, A UTILIZAÇÃO E O TRÁFEGO não são atividades sujeitas ao controle.
     

Sendo assim, há duas classificações possíveis para as armas de pressão:

Gás ou mola e calibre maior ou menor que 6 mm

Posto isso, voltemos a portaria 002-colog:
 

Sobre a aquisição:
 

  • As armas de pressão por ação de mola, de calibre igual ou inferior a 6mm poderão ser adquiridas no mercado nacional sem a necessidade de CR (pois são de uso permitido e categoria de controle 3) – artigo 9
     

  • O CR (certificado de registro) só é exigido apenas na aquisição de armas de pressão a gás, de qualquer calibre (por ser categoria 1); ou nas de mola com calibre acima de 6 mm (por ser de uso restrito);  – artigo 9, paragrafo 1
     

Sobre o tráfego:
 

  • As armas de pressão por ação de mola e calibre igual ou inferior a 6 mm (aegs e springers) NÁO necessitam de GUIA DE TRÁFEGO para o transporte (categoria de controle 3). A GT só é obrigatória para as armas pode ação de gás, de qualquer calibre (categoria 1) e para as de mola de calibre acima de 6mm (por ser restrito) – artigo 13, paragrafo 1
     

  • O transporte das armas de pressão de airsoft (mola e calibre menor que 6mm) só poderá ser efetuado com a nota fiscal original, comprovante da origem lícita da aquisição – artigo 13, paragrafo 2
     

  • O transporte deve ser feito de forma discreta, não podendo ser conduzida ostensivamente – artigo 13 paragrafo 3. Ou seja, transportar dentro do porta malas, em bolsa ou mochila própria.
     

Sobre a identificação:
 

  • As armas de pressão por ação de gás comprimido ou por ação de mola tipo airsoft fabricadas no País ou importadas devem apresentar uma marcação na extremidade do cano na cor laranja fluorescente ou vermelho “vivo” a fim de distingui-las das armas de fogo.
     

Resumindo:
 

  1. Airsoft  = arma de pressão
     

  2. AEGs e springers = açao de mola e calibre 6mm = não precisa de CR = não precisa de GT = transporte com nota fiscal = ponta laranja
     

  3. Pistolas GBB (armas a gás) = açao de gás = precisa de CR = precisa de GT = transporte com NF + GT = ponta laranja

LINK DE ACESSO À LEGISLAÇÃO

arquivo SECRETO

© 2017 por Henrique Bispo.

  • Instagram - Black Circle
  • Facebook - Black Circle
bottom of page